banner-bio

Biografia

Dra. Ana Lúcia Nogueira

Conheça melhor o percurso profissional da ginecologista, obstetra e mãe.

A sua relação com as pacientes é uma relação (sem segredos), de amiga para amiga.

Percurso biográfico
(Breve resumo)

Ana Lúcia Pereira Alves Nogueira nasceu no Lobito, Benguela (Angola) a 9 de julho de 1963.

Em 1987, obteve o grau de licenciada em Medicina e Cirurgia pelo ICBAS (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar) da Universidade do Porto com especialização em Ginecologia e Obstetrícia.

Concluiu uma pós-graduação em Uroginecologia e cirurgia do pavimento pélvico pela Universidade de Harvard (Hospital Geral de Massachusetts), em Boston (E.U.A.).

É, desde 2013, diretora clínica na Clínica Sabeanas, da qual é única responsável e fundadora. Para poder dedicar-se a tempo inteiro às suas pacientes, estabeleceu o seu consultório médico em Carcavelos (Cascais) onde presta serviços médicos de Ginecologia e Obstetrícia de excelência, num ambiente moderno, acolhedor e privado sem descurar os mais exigentes padrões de rigor, exigência e ética.

Em 2017, tornou-se Presidente da Sociedade Ibero-Americana de Gineco-Estética e Cirurgia Íntima.


Veja o percurso biográfico completo nos links abaixo.

Ver CV (Curriculum Vitae) Ver Monografia

Sobre

A Ginecologia e a Obstetrícia são as especialidades médicas imediatamente associadas à Dra. Ana Lúcia Nogueira, através das quais cuida de forma excecionalmente dedicada da saúde das suas pacientes, em todas as fases da sua vida, desde a adolescência até à pós-menopausa passando, essencialmente, pelo acompanhamento da gravidez.

A prestação de um serviço médico de excelência, bem como um aconselhamento e vigilância personalizado e exclusivo (para as suas pacientes) é sempre encarado como prioritário. O seu acompanhamento é caracterizado pela proximidade aliado a um elevado grau de disponibilidade, traduzindo-se em vantagens geradoras de satisfação e confiança.

banner-ginecologia-obstetricia

“Mais de 30 anos de experiência.”

Experiência e Reconhecimento

Ao longo da sua carreira, adquiriu uma experiência ímpar no diagnóstico e tratamento de patologias relacionadas com a mulher e seu aparelho reprodutor ao longo do ciclo de vida.

A Dra. Ana Lúcia Nogueira é, inequivocamente, uma profissional de referência não só nas especialidades de ginecologia e obstetrícia, mas também nas respetivas subespecialidades em que atua.

Continua a sua atividade, tendo elevado reconhecimento público, pela sua sensibilidade humana, pela elevada e irrepreensível competência técnica e científica, pelos serviços prestados, pelos tratamentos diferenciados que disponibiliza, pela satisfação das suas pacientes e respetivas famílias, passando pela sua forma de atuação (educando, prevenindo, tratando e reabilitando), garantindo qualidade, excelência e melhoria contínua dos serviços que disponibiliza no desempenho da sua atividade profissional.

banner-ginecologia-obstetricia

“O respeito pela dignidade da mulher é de carácter (absolutamente) obrigatório.”
Dra. Ana Lúcia Nogueira

Confiança e Dignidade

A busca constante pelos mais elevados níveis de conhecimento técnico-científicos faz parte do seu dia a dia, de forma constante, tendo à sua disposição os mais modernos equipamentos, utilizados na vigilância atenta da saúde das suas pacientes e na deteção precoce de patologias ginecológicas e obstétricas.

Nas consultas, as suas pacientes experienciam um aconselhamento humanizado e personalizado onde a consciencialização da mulher é uma prioridade, permitindo estabelecer uma conexão mais profunda nelas mesmas, para um maior conhecimento e compreensão do corpo feminino, despertando assim consciências para a importância do “eu” feminino.

Todas as fases da vida da mulher e respetivas temáticas associadas a estas vivências como a sexualidade, a gravidez, o parto, entre outros na saúde geral da mulher são abordadas numa perspetiva holística em prol do bem-estar físico e emocional, sendo filosofia pela qual se rege o corpo clínico da sua clínica.

banner-ginecologia-obstetricia

“Cada caso é um caso único!”

Singularidade

Cada paciente é única e irrepetível e cada sintoma pode ter uma ou várias causas distintas... Assim, o organismo de cada mulher é sempre avaliado como um todo.

Em caso de necessidade são interligadas várias especialidades que, em cooperação, estabelecem uma direção a seguir, onde são procuradas terapias complementares, adaptadas para cada caso tendo em vista um tratamento adequado e uma recuperação mais eficaz do estado de saúde.

CV
(Curriculum Vitae)

São mais de 30 anos de extrema dedicação e gosto pela ginecologia e obstetrícia, com o orgulho imenso de oferecer às suas pacientes momentos de partilha únicos, aliando experiência clínica e soluções personalizadas a um atendimento singular e humanizado.

A seguir, poderá encontrar as informações mais relevantes, relacionadas com o percurso biográfico (académico e profissional) da Dra. Ana Lúcia Nogueira.

1963

  • Ana Lúcia Pereira Alves Nogueira nasceu no Lobito, Benguela (Angola) a 9 de julho de 1963.

1974

Luanda, Angola

  • Completou o ensino primário e 1º ciclo no Colégio S. José de Cluny em Luanda (Angola).

1981

  • Completou os 12 anos de escolaridade obrigatória no Liceu de Vila Nova de Gaia, tendo frequentado os primeiros 3 anos no Liceu de Mirandela.

1987

  • Completou os 6 anos da Licenciatura de Medicina e Cirurgia pela Universidade do Porto, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

1989

  • Completou os 2 anos de Internato Geral no Hospital de Santo António (Porto).

  • Fez o exame nacional de acesso à especialidade.

  • Durante 2 anos lecionou no ICBAS a cadeira de Neuroanatomia.

  • Lecionou na Escola Superior de Enfermagem D. Ana Guedes a cadeira de Farmacologia.

  • Na Escola Superior de Medicina Dentária (CESPU) lecionou a cadeira de anatomia sistemática.

  • Colaborou em alguns trabalhos de investigação básica aplicados ao sistema nervoso central de ratos, que foram apresentados em comunicações e publicados (Estudos de microcirculação cerebral e efeitos dos estrogénios na doença de Alzheimer e estudos morfométricos sobre os efeitos dos estrogénios no sistema límbico dos ratos na presença e na ausência de hormonas tiroideias).

1990

  • Iniciou o Internato Complementar de Ginecologia e Obstetrícia nos Hospitais Civis de Lisboa.

  • Fez 1 ano de Internato de Cirurgia Geral no Hospital de S. José e os restantes 6 anos no Hospital D. Estefânia.

1994

  • Estágio de Uroginecologia no Hospital Geral de Massachusetts – Universidade de Harvard em Boston – Estados Unidos da América e efetuou um exame para poder frequentar a subespecialidade de infertilidade no mesmo hospital.

1995

  • Publicou o livro de poesia “Cristal d’Água” onde descreve com transparência os sentimentos das mulheres.

  • Fez o exame da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia pelos Hospitais Civis e pela Ordem dos Médicos.

  • Durante o internato e nos 2 anos seguintes fez e/ou colaborou em trabalhos de investigação clínica que foram apresentados em comunicações e/ou publicados em revistas de especialidade:

    1. Doença de Hirschsprung – Caso Clínico IV Jornadas Nacionais de Cirurgia de Urgência, 1-2 junho 1990 (Lisboa, Portugal).
    2. O exame mamário, a colpocitologia, o teste de Schiller e a Histerometria: A sua importância no exame ginecológico. M.M.C, 08/02/1991 (Lisboa, Portugal).
    3. Prolapso Urogenital – Incontinência Urinária, XII Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Cirurgia, 27-30 abril 1992 (Funchal, Portugal).
    4. Sexualidade e Planeamento Familiar, Formação de atendedores do “Projecto Vida”, novembro 1993 (Lisboa, Portugal).
    5. Doença de Von Willebrand do tipo III (ausência de fator VIII), Jornadas o Feto como paciente, 2-4 dezembro 1993 (Porto, Portugal).
    6. Que fatores podem influenciar o tratamento da Candidíase Vaginal com Itraconazol. Ensaio clínico. Publicado na revista Anamnesis pág.28-30, maio 1994
    7. Menopausa precoce e Síndrome Poliglandular. Apresentado no Simpósio Internacional sobre Climatério, 28-29 outubro 1994 (Lisboa, Portugal) Publicado na Revista Obstetrical and Gynecological Survey Vol. XVIII, nº7, pág. 251-254, julho 1995
    8. Estudo preliminar de fatores de coagulação na mulher menopáusica, Simpósio Internacional sobre Climatério, 28-29 outubro 1994 (Lisboa, Portugal)
    9. Consulta de Adolescentes da Maternidade Magalhães Coutinho – Revisão Casuística, março 1995
    10. Perfil de hemostase e terapêutica hormonal de substituição, II congresso científico dos Hospitais Civis de Lisboa (HCL), novembro 1995 (Lisboa, Portugal)
    11. Perfil de hemostase da mulher com diferentes terapêuticas hormonais de substituição, II congresso científico dos Hospitais Civis de Lisboa (HCL), novembro 1995 (Lisboa, Portugal)
    12. Perfil dos fatores de coagulação na mulher, II congresso científico dos Hospitais Civis de Lisboa (HCL), novembro 1995 (Lisboa, Portugal)
    13. Abordagem da mulher com incontinência urinária. Publicado na Revista Obstetrical and Gynecological Survey, Vol. XX, nº3, pág. 83-90, setembro 1996
    14. Perfil dos Fatores de Coagulação na Mulher (estudo preliminar), Publicado na Revista Obstetrical and Gynecological Survey, Vol. XIX, nº3, pág. 296-301, março 1997
    15. Agnésia Mulleriana associada a Retinose Pigmentar – Caso Clínico, Publicado na Revista Obstetrical and Gynecological Survey, Vol. XX, nº8, pág. 269-271, setembro 1997

1995-2011

  • Colaborou com a Santa Casa da Misericórdia de Oeiras.

1996

1996 - dezembro 1998

  • Continuou no Hospital D. Estefânia e fez serviço de urgência no hospital do SAMS (24h como único elemento de urgência em presença física um outro de chamada), e iniciou a sua atividade cirúrgica no Hospital Inglês de Lisboa.

1997

  • Iniciou atividade assistencial na Santa Casa da Misericórdia de Oeiras.

1998

  • Desvinculada da função pública por decreto, fez serviço de urgência 24h semanais no Hospital do SAMS, nos Olivais (Lisboa).

  • Iniciou a sua atividade privada numa clínica em Carcavelos.

  • Iniciou a sua atividade em Cirurgias Ginecológicas como ajudante e como cirurgiã no Hospital Inglês e no Hospital de Jesus.

  • Fez partos e cesarianas no Hospital Particular de Lisboa.

1999

  • Foi colocada de novo na função pública, administrativamente, no Hospital Garcia de Orta em Almada.

  • Suspendeu o serviço de urgência no Hospital do SAMS e manteve a restante atividade em acumulação. Esteve neste hospital cerca de 10 anos, durante os quais sempre na unidade de colposcopia, no serviço de ginecologia.

  • Fez atividade assistencial ginecológica no SAP de Almada no então programa existente de interligação entre os serviços de cuidados primários e os serviços diferenciados do hospital.

  • Colaborou como tutora na formação de internos da especialidade e do internato geral, assim como de alunos do 6º ano de Medicina da Faculdade de Medicina de Lisboa.

  • Fez sessões clínicas no hospital sobre os temas:

    - Indicações para realização de uma colposcopia;
    - Modo de efetuar um exame de colposcopia;
    - Reconhecimento das imagens colposcópicas e a sua correlação com os aspetos histológicos;
    - Efeitos da conização em gravidezes posteriores;
    - Controle de qualidade em colposcopia;
    - Revisão de casos de carcinoma da vulva na consulta de patologia vulvar.

  • Organizou sessões clínicas nos centros de saúde da margem sul de Lisboa, em representação do Hospital Garcia de Orta ou em colaboração com a indústria farmacêutica.

  • Participou como coautora em várias comunicações, posters e publicações de internos do Internato Complementar relacionadas com a subespecialidade de colposcopia - patologia do colo do útero e patologia da vulva

1999-2001

  • Foi assistente de Ginecologia no Hospital Garcia de Orta, integrada na primeira equipa de oncologia ginecológica do serviço e responsável por 2 dias semanais de tratamento de patologia da vulva, vagina e colo uterino.

2000

  • Fez a primeira cirurgia Major de inauguração do Bloco Operatório da Clínica Europa em Carcavelos, da qual foi acionista minoritária.

2000-2011

  • Fez parte do corpo clínico da PT-ACS.

2001

  • Foi incluída numa reportagem do suplemento da Revista Exame-Setembro, «Você é Feliz no Trabalho?»

2001-2008

  • Escreveu alguns artigos em revistas femininas sobre o papel do Ginecologista na vida da mulher e na sua sexualidade.

  • Fez consultas no Centro Clínico da Portugal-Telecom.

2002

  • Ajudou no arranque da Clínica Parque do Estoril do grupo Cordeiro.

  • Ajudou no arranque da Clínica de S. Domingos de Rana do grupo Godinho Silveira.

2002-2014

  • Foi Diretora Clínica da Clínica Jardins da Parede.

2005

  • Fez a revisão médica do livro “Vaginas, Manual da Proprietária” da autoria de Carol Livoti e Elizabeth Topp.

2008

  • Pediu exoneração da Função Pública.

  • Celebrou um contrato de prestação de serviços de 12h no Hospital São Francisco Xavier em Lisboa

  • Celebrou um contrato de prestação de serviços de 24h no Hospital de S. Bernardo em Setúbal.

  • Continuou a atividade privada já mencionada e esporadicamente colaborou a pedido de empresas de prestação de serviços médicos de saúde em serviços de urgência como o Hospital de Cascais, o Hospital de Évora, Hospital de Vila Franca de Xira e o Hospital de Torres Vedras.

desde 2008

  • Faz partos e cirurgias na Clínica de Santo António.

2009

  • Colaborou com o Professor Castelo Branco e a Doutora Mariana Pereira no estudo do efeito dos infrassons no aparelho genital feminino e possível diminuição da fertilidade em assistentes de bordo, comandantes e copilotos - Estudo apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian.

  • Adquiriu um espaço comercial e duas habitações que transformou numa clínica médica com Alvará da Câmara de Cascais, e licenciamento pela ERS e pela ARS. Após 4 anos de obras de reabilitação e adaptação do espaço, conseguiu a obtenção de todas as licenças exigidas por lei (com todas as dificuldades e exigências como se de um hospital se tratasse) e de cujo processo foi a única gestora.

  • Frequentou um curso de gestão (para médicos) na Universidade Católica de Lisboa.

2010

  • Suspendeu a colaboração em serviços de urgência de Hospitais do Estado, porque a atividade assistencial privada e convencionada já não lhe permitiam ter mais disponibilidade para as suas pacientes até á resolução do parto ou da cirurgia que atualmente faz na Clínica de Santo António (Amadora), no Hospital da Luz, no Hospital dos Lusíadas e no Hospital Particular de Lisboa.

2013

-

  • Inaugurou a Clínica Sabeanas (pela qual é a única responsável) em 1 de novembro de 2013 sob a premissa “Saúde Global / Visão Holística”.

  • Como diretora clínica, dotou a Clínica Sabeanas com várias especialidades médicas e terapêuticas representadas por profissionais competentíssimos que olham para o paciente como um todo e o tratam com cuidado, amor fraterno, sabedoria e profissionalismo, fiéis ao seu juramento de Hipócrates, que optam por este projeto porque se sentem capazes de tratar com sucesso quem quer que apareça, não importa com que patologia, porque estudaram e continuam a estudar, investiram e continuam a investir naquilo que acham que é a maneira certa de tratar e cuidar dos outros.

2017

  • Presidente da Sociedade Ibero-Americana de Gineco-Estética e Cirurgia Íntima.

  • Continua a sua atividade auto formativa frequentando cursos, congressos nacionais e internacionais, entre outros eventos tendo sido os últimos:

    - III Congresso Internacional em Gineco-Estética e Cirurgia Íntima sob o tema “Plastia de los labios mayores” - Madrid (Espanha), 28/10/2017.
    - 1º Congresso Nacional SPOMMF / Mortalidade e Morbilidade Perinatal - Hospital de Santa Maria (Lisboa), 26-27 de novembro de 2010.
    - 1 ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia - Évora (Hospital do Espírito Santo), 19-20 de novembro de 2010.
    - 168ª Reunião da Sociedade Portuguesa de Ginecologia - Secção Portuguesa de Ginecologia Oncológica.
    - Atualizações em Ginecologia Oncológica – IPO (Porto), 12-13 de novembro de 2010.
    - VII Congresso Nacional da APNUG (Associação Portuguesa de Neuro-Urologia e Uro-Ginecologia) - Desafios do Pavimento Pélvico - Vilamoura (Algarve, Portugal), 5-6 de novembro de 2010.
    - 4º Congresso Português de Medicina da Reprodução - Lisboa, 7-9 de outubro de 2010.
    - Reunião de lançamento do “HPV Focus 2010” - Cascais (Portugal), 25 de setembro de 2010.
    - “26º Internacional Papilloma Vírus Conference” – Montreal (Canadá), 5-8 de julho de 2010.
    - “Anti-Aging Medicine and Biomedical Tecnologies” – Estoril (Portugal), 21-22 maio de 2010.
    - “Internacional Osteoporosis Foundation - World Congress on Osteoporosis” – Florença (Itália), 5-8 maio de 2010.
    - XIX FIGO World Congress of Gynecology and Obstetrics – Cidade do Cabo (África do Sul), 4-9 outubro de 2009.
    - Clínica do Parto – Porto, dezembro, 2009.
    - XI Congresso Português de Ginecologia – Aveiro (Portugal), maio de 2009.
    - “8th European Congress on Menopause” (EMAS) – Londres (Inglaterra), maio de 2009.
    - 13º Curso de Endoscopia Ginecológica – Hospital da Luz (Lisboa), fevereiro de 2009.
    - Simpósio Internacional de Endoscopia Ginecológica - Campo Real (Torres Vedras), janeiro de 2009.